secretaría general

El CLAI tiene como misión sensibilizar y promover el análisis socio teológico crítico, y..l.  Leer más

secretarías regionales y pastorales

El CLAI tiene 5 secretarías regionales y 6 programas para mejor desempeñar su misión ... Leer más

depto. comunicaciones

Aportar en la afirmación de la identidad evangélica latinoamericana...  Leer más

Este informe corresponde ao período de janeiro a dezembro de 2011. É um período que marca uma nova fase do CLAI de ampliação de sua inserção em vários espaços da sociedade brasileira. O que se segue é uma síntese das atividades, reuniões e iniciativas nas quais a secretaria regional do Brasil teve a oportunidade de participar.

A metodologia empregada foi a de redigir um texto enxuto, na medida do possível e restringir a elementos essenciais das atividades e reuniões, não se atentando a muitos detalhes, somente o essencial para a devida compreensão da atividade. Isto porque, na maioria dos casos, já foram enviadas informações detalhadas por meio de informes, atas, memórias etc. de cada iniciativa que será apresentada nas linhas que se seguem.

Atividades

Janeiro
Visita ao Concílio da IECB
Entre os dias 07 e 09, na cidade de Santa Rosa-RS, ocorreu a 70ª Assembleia Geral da Igreja Evangélica Congregacional sob o lema “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”. Na ocasião foi dada a oportunidade de falar sobre as atividades, programas e pastorais do CLAI. Na ocasião também foi levantada uma oferta especial para as atividades do CLAI.

Reunião de FE SUL – Intercâmbio e aprendizagens
Entre os dias 22 a 26 ocorreu na cidade de São Paulo a reunião de estruturação do FE Sul entre os Fóruns Nacionais de ACT organizados na América do Sul para intercâmbios e troca de experiências para ampliar e melhorar o funcionamento do FE SUL e melhor integração entre os Fóruns Nacionais.

Entre outros aspectos se podem destacar os seguintes sobre o FE SUL:

  • A Mesa facilitadora será composta de uma pessoa representante de cada Fórum Nacional;
  • Terá entre os representantes nacionais um moderador da Mesa que será rotativo a cada ano;
  • Ocorrerá um encontro anual presencial e a uma reunião bimestral dos membros da mesa facilitadora;
  • Reconhece e respeita a diversidade da organicidade de cada Fórum nacional que o compõe;
  • Reconhece a importância das Jornadas Ecumênicas como iniciativa de cunho institucional de formação, intercâmbio e diálogo inter-religioso.

Como perspectiva de incidência política propõe:

  • Que as prioridades temáticas de ACT sobre incidência considerem as práticas regionais;
  • Incidência regional articulada com foco nas populações tradicionais e em temas ambientais;
  • Articular projeto sobre memória das ditaduras.

Desafios e propostas finais:

  • A questão do idioma;
  • Ter reações rápidas frente às situações da sociedade;
  • Qualificar e treinar as pessoas sobre estratégia de comunicação para ampliar a melhorar a visibilidade e incidência;
  • Reconhecer que emergência e desenvolvimento são dois momentos distintos que requerem capacidades diferentes e que não há claro limite entre ambos;
  • O eixo articulador entre desenvolvimento, emergência e incidência são os DHESCA’s (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais);
  • Melhorar e ampliar a articulação entre igrejas, organismos ecumênicos, atores da sociedade civil e Estados;
  • Necessidade de capacitação das organizações em incidência política e em métodos e instrumentos de gestão de riscos antes durante e depois de uma situação de riscos.

Fevereiro
Assembleia da IPIB
Entre os dias 10 e 13, ocorreu na cidade de Poços de Caldas-MG a 7ª Assembleia Geral da IPIB. Na ocasião foi dada a oportunidade de saudar as pessoas participantes, bem como participar da posse da nova diretoria da IPIB:
Presidente: Rev. Áureo Rodrigues de Oliveira
Primeiro Vice-Presidente: Rev. Agnaldo Pereira Gomes
Segundo Vice-Presidente: Presb. Luiz Carlos Morosini
Primeiro secretário: Rev. Marcos Nunes da Silva
Segundo Secretário: Presb. Djalma Bastos César

Março
Reunião do secretariado do CLAI.
Entre os dias 01 e 04 de março na cidade de Quito, Equador, ocorreu a reunião de PMA (Planificacao, Monitoreo e Avaliacao) do secretariado do CLAI.
Na reunião foi possível o intercâmbio rico de experiências entre as secretarias regionais e as coordenações continentais das pastorais.
Foi um momento de fortalecimento e melhora das estratégias de ação e gestão institucional.

Seminário e Assembleia do CONIC
Entre os dias 10 e 13 de março na cidade do Rio de Janeiro, RJ, ocorreu a Assembleia Geral do CONIC, sob o tema “Unidade e Compromisso do Povo de Deus”.
O seminário antecedeu a assembleia e teve o tema “Ecumenismo no Brasil - Desafios, Anseios e Perspectiva: Uma reflexão sobre o papel das igrejas e organismos no contexto do movimento ecumênico brasileiro”, refletiu a atuação das igrejas cristãs frente ao diálogo inter-religioso, e discutiu estratégias para o estabelecimento de um ecumenismo cada vez mais abrangente.
As dicotomias inerentes na relação entre igrejas e organismos ecumênicos também estiveram presente na pauta das discussões. A área da diaconia, não raro, por meio de seus projetos, tem tido mais contato e incidência em cenários e grupos inter-religiosos. Por conta disso há o temor, por parte das igrejas, de que o sentido missionário e a abordagem teológica da diaconia se percam ao longo do processo de profissionalização da ajuda humanitária e apoio a projetos de desenvolvimento e defesa de causa.
O aspecto missionário, também no serviço das igrejas, foi destacado como sendo uma das ferramentas importantes na reaproximação das duas áreas. O movimento ecumênico e o diálogo inter-religioso são formas privilegiadas pelas quais a Igreja cumpre sua missão no mundo.
Durante a Assembleia ocorreu a eleição da nova diretoria assim composta:
Presidente: Bispo Manoel João Francisco, da Igreja Católica Apostólica Romana
Primeiro vice-presidente: Rev. Francisco de Assis da Silva, da Igreja Episcopal
Segunda vice-presidente: Presbítera Elinete Wanderley Paes Miller, da Igreja Presbiteriana Unida
Secretária: Dra. Zulmira Ines Lourena Gomes da Costa, da Igreja Ortodoxa
Tesoureiro: pastor sinodal Altermir Labes, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Consagração a bispo do Rev. Francisco de Assis da Silva
No dia 19, na cidade de Santa Maria, RS, foi realizada a celebração de Sagração a bispo do Rev. Francisco. Estiveram presentes diversas autoridades e representações de entidades ecumênicas, entre elas pode-se destacar a presença do Bispo Julio Murray, presidente da Junta Diretiva do CLAI. A cerimônia de sagração foi presidida pelo Bispo Maurício de Andrade, bispo primaz da IEAB e também membro da Junta Diretiva.

Visita a Catedral Anglicana em Porto Alegre-RS
No dia 21, juntamente com o bispo Julio Murray e uma delegação de representantes estrangeiros presentes na sagração pude visitar a catedral anglicana.

Visita a Sede Nacional da IECLB – Igreja Evangélica de Confissao Luterana no Brasil
No dia 22, fui recebido pelo pastor presidente o Rev. Nestor Paulo Friedrich e seu assessor teológico o rev. Romeu Martini.
Na ocasião pudemos apresentar as principais iniciativas e desafio do CLAI para o Brasil, bem como apresentar as pastorais do CLAI.

Visita a FLD – Fundacao Luterana de Diaconia
Na parte da tarde do mesmo dia (22) fui recebido pelo Dr. Carlos Bock, secretário executivo da Fundação Luterana de Diaconia. Na ocasião pudemos intercambiar informações atualizadas sobre as duas instituições (CLAI-FLD) e possibilidades de parcerias.

Visita do coordenador do EAPPI ao Brasil
Entre os dias 23 e 25 esteve no Brasil, na cidade de São Paulo-SP, Manuel Quintero para sua visita anual do programa EAPPI (Programa de Acompanhamento Ecumênico a Palestina e Israel).
No dia 23 foi realizada uma reunião com o Comitê Nacional de coordenação do programa no Brasil e dos acompanhantes ecumênicos. A reunião foi para avaliar as atividades programar os próximos passos e iniciativas.
No dia 24, foi realizada uma palestra do programa na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, em São Bernardo-SP e no dia 25 na Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente.

Abril
Reunião de articulação do Monitoramento de Políticas Públicas

No dia 15, na cidade de São Paulo-SP ocorreu a reunião para a sensibilização das igrejas para o tema da incidência pública por meio do monitoramento de políticas Públicas. O objetivo da reunião era organizar um seminário de Monitoramento das Políticas Públicas.

Maio
Reunião do Setorial Ecumênico do PAD e coordenação do Fórum Ecumênico Brasil
Entre os dias 02 e 03, na cidade de São Paulo-SP ocorreu a reunião do setorial ecumênico do PAD e da coordenação do FEACTBR. Pude participar representando o CLAI e a coordenação do FEACTBR. Dois encaminhamentos são importantes ressaltar dessa reunião:

  • Participação junto à sociedade civil quanto a instauração da Comissão da Verdade;
  • Redação de uma nota pública sobre o mesmo tema.

Reunião da diretoria do CLAI Brasil e Assembleia Regional
No dia 19 e 21 ocorreu na cidade de São Paulo-SP a reunião da diretoria do CLAI Brasil. Foi realizado um balanço e perspectivas para o ano de 2011 e 2012. Em seguida, entre os dias 20 e 21 seguiu-se com a Assembleia Regional que teve o início de suas atividades com o Seminário sob o tema: “Justiça Ambiental e Emergências: missão da igreja”. O Seminário iniciou-se com a palestra de Tânia Pacheco sobre justiça Ambiental, a qual abordou Desafios para a religiosidade à luz do Mapa da Injustiça Ambiental e Racismo no Brasil. Considerou a herança da colonização na formação da sociedade brasileira: eurocêntrica, branca, cristã, patriarcal. Falou, também, da mentalidade predatória dos colonizadores. Mudando para a atualidade, século XXI, forneceu uma síntese do mapa da injustiça ambiental e saúde no Brasil. Dos 297 conflitos mais impactantes mais de 60% são rurais. Destes 297, a causa é a disputa por terra e território em 227. São 18% dos conflitos os que envolvem povos indígenas, seguidos por agricultores familiares, com vários setores que os compõe.
A segunda palestra foi realizada por Jung Mo Sung, versando sobre Teologia, Economia e Ecologia, a qual enfatizou a dificuldade de discutir os 3 temas inter-relacionados nas faculdades de teologia. O que articula os 3 aspectos é a reprodução da vida humana. Como o ser humano reage em sua relação com o meio ambiente e a reprodução de bens. Para isso a sociedade precisa de um sistema de produção, reprodução de bens e que considere que as necessidades não são apenas materiais. A fome simbólica é insaciável. O sistema capitalista global que se apresenta como um império que domina por fascinação. Pode-se falar no crescimento ilimitado que vai satisfazer nossos desejos ilimitados. Se não há limite não se discute sustentabilidade. A responsabilidade sobre a questão nem sempre é compreendida por quem deposita só em Deus a esperança da resolução dos problemas. Considera, ainda, a questão sacrificial. Chama a atenção para o desafio teológico de desmontar a teologia sacrificial e oferecer alternativa, com  a concepção distinta sobre o significado da presença de Deus no mundo.
Para finalizar o seminário ocorreu o painel sobre Emergências, tendo como palestrante o Dr. Wagner Giron de la Torre, da Defensoria Pública , que dá uma visão geral das situações de emergências no Brasil e toma como exemplo São Luis do Paraitinga – Vale do Paraíba. Trata dos passos importantes para : Prevenção; Ação emergencial e Reconstrução (material, da vida).

Na Assembleia foram apresentados os relatórios de todas as pastorais regionais e também da secretaria regional.

Abaixo as decisões tomadas pela Assembleia

  • A partir de 2012 a contribuição de membresia ao CLAI será meio (1/2) salário mínimo vigente para cada delegado;
  • Encaminhar à Junta Diretiva a solicitação de membresia da Aliança de Batistas do Brasil e do Programa de Formação e Educação Comunitária(PROFEC);
  • Data para a Assembleia Regional de 2012 para os dias 02 e 03 de junho
  • Eleição da diretoria e do Conselho Fiscal que fiaram assim compostos:

Diretoria
Presidente: Nilton Emmerick Oliveira
Vice-Presidente: Neusa Aparecida Tetzner
Secretária: Magda Guedes
Tesoureiro: Anivaldo Padilha

Conselho Fiscal
Bruno Giese
Renilda Martins Garcia
Eliana Rolemberg

Junho
Assembleia da CESE
Entre os dias 02 e 03 ocorreu na cidade de Salvador-BA a Assembleia Anual da CESE. O tema em discussão foi sobre intolerância religiosa com a presença de lideranças representando o Candomblé, Cristianismo e o Governo Municipal, por meio do secretário municipal da reparação da cidade de Salvador. O debate na Assembleia remeteu a várias pistas de um protagonismo mais efetivo da CESE, das igrejas e outras organizações ecumênicas no sentido de promoverem e desenvolverem ferramentas metodológicas capazes de tornar mais visível e presente uma abordagem não exclusiva ou fundamentalista em contextos marcados pela diversidade religiosa.

Visita a Igreja Batista Nazareth
No dia 02 tive a oportunidade de visitar a Igreja Batista Nazareth em que pude falar sobre a realidade ecumênica no Brasil e as atividades e iniciativas do CLAI.

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Entre os dias 05 e 12 ocorreu a Semana de Oração. A partir de 2011 a semana é uma promoção conjunta entre o CLAI e o CONIC. Tive a oportunidade de participar da abertura oficial na cidade de São Paulo no mosteiro de São Bento. Ao longo da semana foram realizadas diversas celebrações em diversas partes do Brasil unidas sob o tema “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e na oração”.

Reunião Anual das Famílias Confessionais
Entre os dias 13 e 16, na cidade de São Paulo-SP, ocorreu a reunião Continental das Famílias Confessionais com a participação de 40 pessoas. Contou a representação de diversas lideranças das igrejas da América Latina e Caribe. Além disso, representantes de outras entidades confessionais e ecumênicas estiveram presentes tais como CIEMAL, AIPRAL e o moderador, secretário geral, secretário para a América Latina e Caribe do Conselho Mundial de Igrejas. A reunião foi coordenada pela Secretaria Geral do CLAI e esteve motivada a trocar experiências sobre o momento atual das igrejas e sua relação com os organismos ecumênicos e confessionais na América Latina. Um constatação é que há uma realidade marcada pelas limitações orçamentárias e a paixão que impulsiona sua criatividade para encontrar novas formas de trabalho.

Ato Público de repatriação do acervo “Brasil: Nunca mais”
Ocorreu no dia 14, na sede do Ministério Público em São Paulo-SP o evento público de repatriação de documentos e microfilmes mantidos a salvo no exterior pelo CMI e pelo Center of Research Libraries (CRL), na Suíça e nos EUA respectivamente, e que foram entregues às autoridades brasileiras para disponibilizar, no prazo de um ano, para consulta pública de qualquer cidadão através da internet. Esta nova interface do projeto se chama “Brasil: Nunca Mais” Digit@l.

Reunião da Junta Diretiva do CLAI
Entre os dias 15 e 19 reuniu-se na cidade de São Paulo a Junta Diretiva do CLAI que teve como tema principal decidir sobre a próxima Assembleia Geral do CLAI. O tema para a VI Assembleia do CLAI será “Afirmando um ecumenismo de gestos concretos” e ocorrerá em Havana, Cuba, entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2013.

Julho

Reunião com a coordenação da Rede de Liturgia, região Brasil
No dia 08, em São Bernardo-SP pude realizar uma reunião com Luiz Carlos Ramos, coordenador regional da Rede de Liturgia. Na ocasião pudemos avaliar o trabalho realizado pela equipe de liturgia para a reunião das Famílias Confessionais, o qual foi elogiado, bem como planejar a preparação dos materiais para a reunião do FEACTBR de agosto, aniversário do CLAI para setembro e o evento de negritude para novembro.

Concílio da Igreja Metodista
No dia 14, em Brasília-DF, na celebração ecumênica pude saudar o Concílio Metodista que elegeu o seu novo colégio episcopal conforme abaixo:
Paulo Tarso de Olveira Lockmann
João Carlos Lopes
Adonias Pereira do Lago
Marisa de Freitas Ferreira
Roberto Alves de Souza
Luiz Vergílio Batista da Rosa
Adolfo Evaristo de Souza
José Carlos Peres

Reunião com Tatiane Ribeiro da pastoral de juventude
No mesmo dia 14, na parte da tarde pude me reunir com Tatiane Ribeiro nomeá-la como coordenadora interina da pastoral par a região Brasil, para discutir diretrizes sobre a participação na Conferência Nacional de Juventude e sobre a integração com a Rede Ecumênica de Juventude.

Concílio da Igreja Presbiteriana Unida
Entre os dias 14 e 17 ocorreu em Salvador-BA a Assembleia Geral Ordinária. Na ocasião tive a oportunidade falar de CLAI às pessoas participantes por meio de uma apresentação institucional. O destaque desta assembleia foi reestruturação administrativa aprovada. Vale destacar que é a primeira vez que a IPU tem uma moderadora em seu conselho coordenador. Isto é um marco história para as igrejas cristãs no Brasil. Na ocasião ocorreu a eleição do novo Conselho Coordenador:

Moderadora: Presbª. Anita Sue Wright Torres
Vice-Moderador: Rev. Dagoberto Santos Pereira
1° Secretário: Presbº. Wertson Brasil de Souza
2º Secretário: Rev. Luciano Fuly
Tesoureiro: Presbº. Obadias Alves Ferreira
Suplentes:
Rev. Jorge de Alencar da Silva
Presb. Robson Schiavinato Silva (Igreja de Indaiatuba/SP)

Agosto
Projeto Aby Ayala
No dia 1o pude conhecer este projeto na cidade de Osasco-SP. Ele é coordenado pela Igreja Presbiteriana Independente de Presidente Altino. O projeto trabalha com inclusão digital e conta com o apoio do governo federal brasileiro.

Reunião do FEACTBR e Treinamento de emergências

No dia 15, na cidade de São Paulo-SP, como membro da coordenação do FEACTBR pude participar da Reunião das Organizações de ACT Aliança no Brasil para tratar questões estratégicas. Destas é importante destacar os seguintes encaminhamentos:

  • Utilização formal da sigla FEACTBR a partir desta data a partir do reconhecimento formal de ACT Aliança do Fórum Brasileiro;
  • Revisitar e atualizar a memória sistematizada do Fórum;
  • Mandato da Reunião dos Membros de ACT, relacionamentos FE Brasil e PAD, periodicidade de reuniões e funcionamento:
    • Mandato: a reunião dos membros plenos de ACT Aliança, presencial ou digital. É a instância que decide sobre todos os assuntos de governança de ACT, definidos pelos documentos de constituição de ACT e suas diretrizes gerais temáticas;
    • Relacionamento FE Brasil: o Fórum Ecumênico ACT Brasil (antes chamado somente FE Brasil) é o fórum de ACT no Brasil, para tanto sugerimos mudanças na constituição da coordenação atual que inclua a membresia das agências ecumênicas e dê  providencias para um melhor funcionamento do Fórum.
    • Relacionamento PAD: ficou registrado que o processo tem seu plano de ação e que a coordenação do Fórum deve ter mais cuidado com os processos de convocação, agenda e relatórios, a fim de demarcar claramente o tempo e dedicação aos temas do PAD quando das convocações do Setorial Ecumênico do PAD, que contém muitas organizações do FEACT BR, mas nem todas as organizações são membros do PAD. O cuidado está em dedicar os compromissos e aprofundamentos necessários ao PAD sem que se confunda ou pareça que, o tratamento dos temas do PAD são itens isolados de uma agenda que efetivamente seria de FEACT BR, quando da convocação do Setorial.
    • Periodicidade de reuniões de organizações membro: que as presenciais se façam coincidir com um dia antes das reuniões anuais do FEACT BR. E as digitais convocadas conforme as necessidades;
    • Funcionamento: espera-se poder ter a disposição da coordenação do FEACT BR uma secretaria que faça circular informações e organize as demandas que exijam decisões. A descrição de atribuições e perfil esperado espera-se sejam feitos pela nova coordenação do FEACT BR.

 

Entre os dias 16 e 17, ocorreu a reunião anual de FEACTBR enfocando o tema a questão ecológica. Cada membro do Fórum teve a oportunidade de compartilhar suas experiências em projetos, atividade e iniciativas em geral sobre o tema. Foi uma rica troca de experiências.
Na sequência foi realizado um informe a respeito do processo preparatório da Rio +20 e em seguida os presentes foram divididos em 4 grupos para debater sobre Rio +20 a partir das seguintes  perguntas:
Qual a nossa contribuição específica: como grupos religiosos o que nós pensamos em termos de destino do planeta?
O que pode ser considerado mais “exportante”?
Qual é a nossa reflexão bíblico-teológica?

 

A partir das reflexões em grupo e do debate em plenária ocorreram os seguintes encaminhamentos:

  • Estratégias: mobilização da juventude brasileira e latina. Mover agentes já sensibilizados pela visão inter-religiosa e mobilização inter-religiosa.
  • Atividade: participação da marcha com um bloco inter-religioso, representação na carta da cúpula dos povos, espiritualidade.

 

  • Estratégias: juventude, espiritualidade, diversidade religiosa.
  • Eventos: painel da diversidade religiosa sobre justiça ambiental, com protagonismo juvenil, conferencia da juventude ecumênica, gesto concreto a ser definido no processo de preparação.
  • Estratégias: visibilidade da coalizão ecumênica na cúpula para incidência política, eleger um tema, uma ação prioritária.
  • Atividades: oferecer um programa de celebrações, ritos. Organizar a presença do FE ACT Brasil na marcha.

 

  • Estratégia: produção de documentos com posicionamentos sobre a economia verde, com perspectiva teológica. Apoiar as iniciativas da REJU.
  • Ações: Criar GT ( CEBI, UNIPOP e Koinonia), Painel sobre Economia Verde.
  • Articular presença ecumênica nos comitês estaduais que estão sendo formados. As informações sobre os comitês e articulações de grupos e redes estão nos sites da cúpula dos povos etc.
  • A gestão das estratégias e as ações serão executadas e articuladas pela coordenação do FE ACT Brasil.

 

Foi debatido também sobre a instalação da Comissão da Verdade pelo Estado brasileiro e o encaminhamento dado foi de participar das iniciativas da sociedade civil para pressionar o governo brasileiro a criar a comissão. Em outra direção escrever uma nota pública de ampla circulação.
Foi escolhido o novo animador nacional da REJU, sendo escolhido o jovem Daniel Souza que apresentou o relatório da REJU.

Por último vale destacar a nova estrutura de coordenação composta da seguinte maneira:
Coordenação ampliada: 2 conselhos de igreja (Clai e Conic), 1 igreja, 2 organizações ecumênicas, 1 representante da REJU, 1 representante das agencias.
Coordenação executiva: 1 conselho, 1 organização ecumênica, 1 representante das agencias, sendo pelo menos uma membro pleno de Act Alliance.
Secretaria: 1 pessoa contratada na função de secretaria para 10 h semanais.
A partir da discussão da proposta a coordenação ficou configurada da seguinte maneira:
Mandato 2011-2013 – 2 anos
Coordenação Ampliada
2 CONSELHOS (CLAI E CONIC): Darli
1 IGREJA: IECLB  Carlos,titular; Marilu, suplente
2 ORGANIZAÇÕES ECUMÊNICAS: CESE Cibele, titular; Eliana, suplente e KOINONIA Anivaldo, titular; Rafael, suplente
1 REPRESENTANTE REJU: Daniel Souza, titular; Edoarda, suplente
1 REPRESENTANTE DAS AGÊNCIAS: Mara, titular;  Arne, suplente
Vice Moderador de ACT: Francisco
CMI – Marcelo
Coordenação Executiva
1 CONSELHO - Darli
1 ORGANIZAÇÃO ECUMÊNICA – Anivaldo.
1 REPRESENTANTE DAS AGÊNCIAS: Mara.
O critério é que pelo menos uma das entidades representadas na coordenação executiva seja membro de ACT Aliança
1 pessoa para a função de secretaria (dedicação de 10 horas semanais). Esta pessoa será contratada pela coordenação executiva para o bom desempenho das responsabilidades da coordenação.
Posteriormente entre os dias 17 e 19 ocorreu a capacitação em emergências realizada por Christian Aid.
Como fruto da reflexão e debate houve encaminhamentos dos quais se pode destacar:

  • Conhecer e apropriar-se do mapeamento das áreas de risco no país;
  • Conhecer o sistema oficial governamental (apresentação da Defesa Civil e mecanismos de atuação em âmbito federal e estadual, municipal);
  • Mapear as áreas de atuação das organizações e dos parceiros locais em áreas de risco;
  • Mapear as pessoas capacitadas e suas áreas de atuação nas organizações do FE ACT Brasil, incluindo a REJU;
  • Compartilhar práticas de redução de risco já em andamento e sendo
  • implementadas por nossas organizações;
  • Capacitar membros das nossas organizações nos mecanismos e procedimentos da Aliança ACT, incluindo a tradução de (alguns) documentos e subsídios;
  • Aprofundar a discussão para a criação de um fundo nacional de emergências do FEACT Brasil;

Mutirão Ecumênico
Entre os dias 26 e 28, na cidade de São Leopoldo-RS pude participar do Mutirão Ecumênico. Essa iniciativa é fruto da abertura e ampliação do encontro anual da região Sul e Sudeste da Igreja Católica Apostólica Romana para aprender, refletir e debater sobre ecumenismo. Pela primeira vez em 2011 o CLAI e o CONIC foram convidados para serem parceiros nessa iniciativa. A proposta é que a partir deste ano a preparação, convocatória e realização sejam coordenadas de maneira ecumênica, com o processo liderado pelo CLAI e o CONIC.

Mobilização da sociedade civil Pró Estado da Palestina
No dia 29, na cidade de São Paulo, pude dar uma saudação e participar da iniciativa de diversas organizações da sociedade civil que apoiam a criação do Estado palestino. Na ocasião pude conhecer e apresentar o CLAI para o embaixador da autoridade palestina no Brasil.

Reunião da coordenação executiva do FEACTBR
No dia 31, na cidade de São Paulo-SP, participei da reunião da coordenação executiva par a divisão de tarefas e dar seguimento aos encaminhamentos da reunião anual do FEACTBR.

Setembro
Seminário de capacitação dos acompanhantes ecumênico (EAPPI)
Entre os dias 04 e 07, esteve na cidade de São Paulo pude organizar a realização do seminário com a presença do coordenador mundial do programa, Manuel Quintero. O Seminário contou com a participação de 8 jovens que foram capacitados para participar do programa na região da Palestina e Israel. Foram debatidos temas sobre a geopolítica da região, questões culturais, instruções do código de ética do programa, noções sobre como se portar em situações de conflito e os acordos internacionais que envolvem a região.

Seminário de Monitoramento de Políticas Públicas
Nos dias 13 e 14 em Brasília-DF como fruto da reunião de articulação de abril ocorreu o seminário.
Como principais encaminhamentos:

  • Desenvolver estratégias para o trabalho com igrejas e monitoramento local de PP;
  • Mobilizar lideranças evangélicas em torno da participação cidadã.
  • Ampliar e fortalecer o diálogo entre as organizações evangélicas interessadas na temática;
  • Capacitar suas lideranças para atuarem no controle social/acompanhamento local das Políticas Públicas

1º Ciclo de palestras: Defensoria e Ambiente
Aconteceu na  sede da Defensoria Pública de São Paulo no dia 16, na cidade de São Paulo-SP. Foram realizadas várias palestras sobre justiça ambiental e o envolvimento da Defensoria Pública, bem como do atual estado do marco legal sobre a questão ambiental no Brasil.
Culto de Ação de Graças pelo CLAI
No dia 25, às 19h, as comunidades locais das igrejas membro do CLAI realizaram uma celebração de Ação de Graças pelos 33 anos de existência do CLAI. Algumas comunidades locais realizaram uma oferta dedicada ao CLAI. Esta iniciativa teve boa repercussão na visibilidade do CLAI perante as comunidades locais espalhadas pelo Brasil.

Outubro
Reunião do Secretariado
Entre os dias 17 e 21 de outubro, na cidade de Lima, Peru ocorreu a reunião do secretariado do CLAI. Tivemos a oportunidade de compartilhar nossas experiências e informa das atividades bem como dar seguimento ao processo preparatório da Assembleia Geral do CLAI para 2013. Outro tema importante de reunião foi a avaliação dos secretários regionais e coordenações continentais de pastorais.

Novembro
Seminário Nacional e Internacional Plataforma do novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil
Este seminário é fruto da iniciativa de Plataforma do novo marco regulatório da sociedade civil. A partir de várias articulações das diversas organizações da sociedade o governo federal, por meio de um decreto, constituiu um Grupo de Trabalho composto de 7 pessoas representantes da sociedade civil, para trabalhar e propor um texto para servir de base para o novo marco regulatório das relações do Estado com as organizações da sociedade civil. Este grupo terá noventa dias para trabalhar nesta proposta. Este grupo está subordinado diretamente a Secretaria Geral da Presidência da República. Entre elas, representando o CLAI, está Eliana Rolemberg, membro do Conselho Fiscal do CLAI – Região Brasil. O primeiro seminário debateu e preparou insumos para o segundo a partir de quatro eixos:

  • Fortalecimento institucional
  • Governança e Accontability
  • Acreditação e reconhecimento
  • Contratualização
  • Os insumos foram debatidos e consensuado

O Seminário Internacional teve a sua abertura no Palácio da Alvorada, Brasília-DF, sede da Presidência da República. Em seguida ocorreram painéis e debates em grupos divididos de acordo com os eixos mencionados acima.

Encontro de Negritude e lançamento do livro “Pérolas Negras”
Nos dias 11 a 14 de novembro em São Paulo-SP pude participar do Encontro de Mulheres Negras. Dentro da programação também aconteceu o lançamento do livro “Pérolas Negras”o qual foi viabilizado graças ao apoio financeiro da CESE.

Seminário de Diaconia CLAI-CMI
Entre os dias 21 e 25, em São Leopoldo-RS pude participar do seminário para debater a diaconia a partir da perspectiva ecumênica.

 Constituição do Comitê de diversidade religiosa
No dia 30, em Brasília-DF foi dada a posse ao novo Comitê da Diversidade Religiosa instituído pela Secretaria de Direitos Humanos. Tomei posse junto a outras 25 pessoas e destas 5 estão ligadas a igrejas e organismos membros do CLAI Brasil (Rafael Soares, KOINONIA, Mauricio Andrade, primaz da IEAB e membro da Junta Diretiva, Joel Zeferino, IBN, Cibele Kuss, IECLB e eu). O Comitê tem o objetivo de pensar metodologias, estratégias e referenciais epistemológicos para o diálogo, tanto entre pessoas sem religião, quanto com representantes de diversas religiões. A meta é que essas entidades religiosas possam tornar-se promotoras de paz, justiça e cidadania e busquem a superação da intolerância religiosa. Além disso, atuará recebendo encaminhando denuncias de violações ao direito à diversidade religiosa.
No mesmo dia também foi lançada a campanha a de Combate à Intolerância Religiosa sob o slogan “Democracia, Paz, Religião – Respeite” que tem o objetivo de promover o respeito à diversidade religiosa, eliminando todas as formas de intolerância.

Dezembro
Simpósio e Assembleia da ASTE
Aconteceram em São Bernardo-SP, entre os dias 13 e 15. O tema do simpósio foi “Educação teológica: vivências e espiritualidade”. A assembleia comemorou os 50 anos de existência da ASTE com um mostra de fotos e documentos históricos. Além disso, ocorreu a eleição da nova diretoria:
Presidente: Paulo Garcia
Vice-Presidente: Manuel Bernardino
Secretário: Roberto Zwetch
Tesoureiro: Gerson Lacerda

Para finalizar vale  destacar a ampliação da visibilidade e incidência política do CLAI no Brasil durante 2011. Várias foram as instâncias e iniciativas que o CLAI pode estar presente. Destes quero destacar a apresente no Grupo de Trabalho para a construção do novo marco regulatório da sociedade civil e do Comitê Nacional da diversidade religiosa. Estes dois exemplos demonstram o reconhecimento da importância do CLAI e seu trabalho bem como a inserção junto a sociedade brasileira.
Outro aspecto a ser destacado é a ampliação da participação das igrejas membros nas atividades do CLAI e nas outras nas quais o CLAI está inserido, como por exemplo, o FEACTBR. Nessa mesma direção a participação financeira melhorou ao ponto de a secretaria regional ter superado a meta definida para o final de 2013, ou seja, a contrapartida financeira das igrejas e organismos membros foi da ordem de 35% nas atividades promovidas pelo CLAI.
Para finalizar, vale ressaltar que se por um lado a contrapartida financeira melhorou em determinadas situações a respostas às solicitações de representação e consulta às igrejas teve morosidade, o que gerou dificuldades em alguns processos.
Até aqui nos ajudou o Senhor da Seara e por sou grato a Deus a diretoria do CLAI Brasil, pelo apoio, a equipe de trabalho pelo empenho e outras pessoas que de maneira voluntária puderam contribuir para tudo que o CLAI pode realizar em 2011.

Soli Deo Gloria.

 

CLAI Regional Brasil